Artista do interior de SP compartilha rotina de trabalho no Abbey Road, estúdio utilizado pelos Beatles
21/12/2024
Nascida em Jundiaí (SP), Sarah Meyz é a primeira brasileira a trabalhar no estúdio que gravou com os Beatles, o renomado Abbey Road. Ela também participou da produção musical de filmes como "A Sociedade na Neve", "Guardiões da Galáxia 3" e "Doutor Estranho 2". Além de produtora musical, Sarah Meyz, de Jundiaí (SP), também é artista pop e está lançando suas músicas
Instagram/Reprodução
Um bom filme é aquele lembrado pelo público mesmo depois de anos do lançamento. As pessoas comentam, assistem mais uma vez, fazem indicações e assistem de novo. Para que isso aconteça, além de precisar ter um bom roteiro, a produção precisa estar acompanhada de uma boa trilha sonora que envolva o telespectador com os personagens e o conduza para aquele universo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Quem lembra da época do "barbiecore"? O filme da Barbie lançado no ano passado deflagrou uma onda cor de rosa que tomou conta do mundo. A música que não saía da cabeça das pessoas era a icônica "I'm Just Ken", interpretada pelo ator Ryan Gosling.
Outro filme marcante foi "Pantera Negra: Wakanda para Sempre". A Marvel é famosa por ter trilhas épicas, emocionantes e de arrepiar. Mas sabe o que as trilhas sonoras destes filmes têm em comum? Elas foram produzidas com uma ajuda vinda direto do Brasil, mais especificamente de Jundiaí, no interior de São Paulo, com a musicista Sarah Meyz.
Sarah tem 29 anos e trabalha no renomado estúdio que gravou com os Beatles, o Abbey Road, em Londres. Ela é produtora musical, mas também é artista, e agora lança suas primeiras músicas autorais.
Sarah Meyz é de Jundiaí (SP) e participou da produção de trilhas sonoras de diversos filmes com o estúdio Abbey Road, em Londres
Bianca Souza/Divulgação
🎸 A primeira brasileira no estúdio
Ao g1, Sarah conta que foi a primeira brasileira a trabalhar no estúdio e participou do lançamento de diversos artistas, entre eles as bandas Oasis, Duran Duran e Pink Floyd. O Abbey Road Studios, que anteriormente se chamava EMI Studios, é considerado um dos maiores estúdios de gravação da Europa.
O nome Abbey Road homenageia a rua de Londres que entrou para a história depois do lançamento do disco de mesmo nome dos Beatles. George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr posaram atravessando uma faixa de pedestres da rua para a capa do álbum em 1969.
Sarah é funcionária do estúdio desde 2021 e mora na Inglaterra. Ela cresceu no meio musical e começou a tocar piano aos quatro anos.
"Aos onze, conheci a gaita. Minha mãe, Lilian, estava andando por Jundiaí e viu a escola de gaita do Márcio Maresia. Chegando em casa, me perguntou se eu gostaria de tentar e eu topei. Me apaixonei pelo instrumento logo de primeira", lembra.
Sarah Meyz é de Jundiaí (SP) e além de cantar, toca diversos instrumentos como gaita e piano (usado pelos Beatles)
Arquivo pessoal
Depois disso, ela também se aperfeiçoou no canto e no gênero blues brasileiro. Tocou no Sesc Jazz & Blues, em clubes e, em 2013, no Lollapalooza Brasil, com a banda que teve com a irmã na guitarra e o pai na bateria, Zé Alberto.
Em 2012, Sarah foi escolhida para receber uma bolsa de estudos para um curso de verão no campus da faculdade Berklee College of Music, em Valência, na Espanha, devido a uma parceria da instituição com o festival Lollapalooza Brasil. Durante este curso, ganhou outra bolsa, mas dessa vez para um curso em Boston, na Berklee College of Music.
Sarah conquistou formação dupla em produção e engenharia musical e performance vocal. Neste período, continuou produzindo música e subindo aos palcos: inclusive, se apresentou com Seu Jorge no Blue Note em Nova York, em 2015, além de outros festivais de música nos Estados Unidos. Também visitou Londres e contribuiu para alguns projetos da Abbey Road, onde conseguiu alguns contatos. Foi a partir deles, e da vontade de se mudar para lá, que enviou alguns e-mails e descobriu que havia uma vaga disponível.
"Fiz entrevista, passei um dia teste no estúdio e, uma semana depois, recebi a incrível notícia de que faria parte da equipe. É um sentimento muito enriquecedor, ainda mais sendo a primeira brasileira a ter integrado a equipe de engenharia. Esse ano fui promovida ao departamento de inovação de áudio, e fico muito feliz de poder representar um pouco do nosso país e cultura aqui, através do meu trabalho e dedicação", destaca Sarah.
Jundiaiense mora na Inglaterra e trabalha no estúdio Abbey Road desde 2021
Instagram/Reprodução
🎼 Produções musicais
O nome Sarah Meyz faz parte dos créditos de diversos sucessos das telonas. Alguns exemplos são os filmes da Marvel "Guardiões da Galáxia 3", "Doutor Estranho 2" e "As Marvels". Ela também participou da produção musical de filmes como "A Sociedade da Neve" e "Pinóquio", de Guillermo del Toro.
"Nos filmes da Marvel, fiz parte da equipe de engenharia, onde gravamos as orquestras para a trilha sonora desses filmes. São sessões gigantes, e tudo tem que ser super organizado e contando cada segundo da sessão para gravarmos as partes necessárias", diz.
Somente em "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", foram dez dias seguidos de gravação com o compositor Ludwig Göransson, cada dia com uma instrumentação diferente. "Me diverti muito durante essas sessões e uma das coisas mais legais é quando vou assistir os filmes, seja na estreia com o elenco e equipe, ou no cinema mesmo, e no fim vejo meu nome lá: 'Sarah Meyz'. Como grande fã da Marvel, não tem como não celebrar essas conquistas".
Nome de Sarah Meyz, de Jundiaí (SP), aparece nos créditos de sucessos do cinema na parte musical
Reprodução
Uma das produções mais marcantes e que permitiu que Sarah conhecesse e trabalhasse com ídolos foi "Barbie", lançado em 2023, dirigido por Greta Gerwing.
"Foram muitas sessões que deixaram uma marca em mim, momentos preciosos e quase inacreditáveis. Em ‘Barbie’, fui assistente nas gravações de voz do Ryan Gosling, para a famosa "I'm Just Ken", junto com o engenheiro, Ricky Damien, e o produtor Mark Ronson. Foi uma sessão incrível, com uma equipe onde nos sentíamos muito a vontade uns com os outros, que é o ideal para o trabalho fluir de forma mais natural", conta.
Ela também gravou a trilha sonora do audiolivro da plataforma Audible, "George Orwell’s 1984", com outra inspiração musical: o vocalista e guitarrista de uma das suas bandas favoritas, Matt Bellamy, do Muse. "Tivemos uma troca muito bacana ao final da sessão, conversando sobre gaitas, sintetizadores e como misturar tudo isso, que é o que eu venho fazendo nas minhas músicas. Simplesmente inesquecível".
Sarah Meyz, de Jundiaí (SP), e Matt Bellamy da banda Muse à esquerda e as anotações de Sarah para a trilha do filme 'Barbie' a direita
Arquivo pessoal
🎵 Lançamento do primeiro EP
Além de integrar grandes produções musicais com equipes maiores ainda, Sarah decidiu se aventurar em músicas solo e autorais. O seu primeiro EP - que é um lançamento de maior duração, porém, não tão longo quanto um álbum - foi lançado em novembro deste ano e se chama "Things that they don’t know", traduzido como em português como "Coisas que eles não sabem".
Três músicas têm nomes de letras: "F", "J", e "S". Cada letra representa um sentimento diferente, pois cada uma é a inicial de alguém que um dia trouxe sentimentos negativos para a artista. As letras a fizeram refletir sobre como essas pessoas e sentimentos afetaram sua vida e como ela lidou com o que sentia nestes momentos.
Sarah Meyz é de Jundiaí (SP) e lançará mais um single em 2025
Bianca Souza/Divulgação
"Em ‘F’, a exaustão é o que pesa. Falo sobre a necessidade de praticar a politicagem nos ambientes profissionais, os jogos de poder e a constante demanda de fazer parte daquilo para obter uma ascensão na carreira", explica.
Já na canção "J", ela canta sobre sentir decepção com alguém que antes tinha admiração. A partir de uma atitude inesperada, todo o respeito se quebrou.
A última música do EP, "S", dispensa anonimato. Sarah escreveu sobre ela mesma. Representa a frustração que sentiu indo atrás de seus objetivos e sonhos, apesar de ter um lado positivo para lhe motivar diariamente.
O videoclipe de "S" foi gravado no Brasil e foi co-dirigido por Sarah e Bianca Souza, que também fez o trabalho de edição. O próximo lançamento de Sarah será um single, que estará disponível para o público em 2025. (Assista o clipe abaixo)
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM